terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

ESOPO --- ESCRITOR DA GRÉCIA ANTIGA (620 –560 A.C.). UM ESCRAVO CONTADOR DE HISTÓRIA, CRIADOR DO GÊNERO LITERÁRIO CHAMADO FÁBULAS.

FÁBULAS LATINAS


SURGIU NO REINO DOS BATRÁQUIOS UM TERRÍVEL BOATO: O NOSSO ASTRO REI, O SOL VAI SE CASAR! APAVORADOS OS MORADORES DO CHARCO SE REUNIRAM EM UM GRANDE LAGO FAZENDO UM ESTRONDOSO COAXAR QUE DESPERTOU DO SONO O DEUS JÚPITER; QUE IMEDIATAMENTE QUIS SABER POR QUE PROTESTAVAM COM VEEMÊNCIA. UM DOS BATRÁQUIOS RESPONDEU-LHE: O SOL QUER SE CASAR! ENTÃO JÚPITER RESPONDEU, TODOS OS SERES TÊM DIREITO A UMA COMPANHEIRA, VOCÊS TÊM SUAS COMPANHEIRAS E O SOL TEM OS MESMOS DIREITOS! OUTRO MORADOR DO CHARCO MAIS EXALTADO RETRUCOU: APENAS UM SOL QUEIMA TODAS AS FLORESTAS, SECA TODOS OS RIOS E LAGOS, OBRIGANDO OS MARADORES DO CHARCO A VIVER NA MORADA ENXUTA, CONDENANDO-OS A MORTE; IMAGINE, SE ELE SE CASAR E TIVER FILHOS?
SENTENÇA DE JÚPITER: VOLTEM PARA SUAS MORADAS! O SOL VAI CONTINUAR SOL, NÃO VAI SE CASAR.



FÁBULAS DE BANGU


OS MORADORES DA FORNALHA DE BANGU TAMBÉM APELARAM PARA O DEUS “JÚPITER” PEDINDO CLEMÊNCIA E PROTEÇÃO PORQUE O SOL ESCALDANTE ESTÁ TORRANDO TUDO.  “JÚPITER” RESPONDE: O SOL É O MESMO PARA TODOS; UM MORADOR DE REALENGO APELA NOVAMENTE, NÓS NÃO TEMOS PISCINA PÚBLICA. OUTRO MORADOR DO VIEGAS FAZ SUAS SÚPLICAS NÓS NÃO TEMOS ACESSO AO PARQUE FLORESTAL DA PEDRA BRANCA PIOR AINDA ESTAMOS CERCEADOS DOS NOSSOS DIREITOS DE IR E VIR A ESTRADA DO VIEGAS ESTA OBSTRUÍDA A MAIS DE 40 ANOS! AINDA ANTECIPANDO A SENTENÇA DE “JÚPITER” UM MORADOR MAIS EXALTADO DE BANGU TAMBÉM APELA: TENHA DÓ! NÓS NÃO PODEMOS NEM LIGAR O AR CONDICIONADO PORQUE A EXORBITÂNCIA DAS TARIFAS VAI CONSUMIR TODO O DINHEIRO QUE MAL DA PARA COMPRAR COMIDA.

TODOS OS MORADORES APELAM: “JÚPITER” ATENDA AO NOSSO CLAMOR, ROGAMOS UM DESCONTO DE 50% EM NOSSAS CONTAS DE LUZ DO QUE EXCEDER A MÉDIA DO CONSUMO MENSAL. “JÚPITER” SEM DAR UMA RESPOSTA AOS MORADORES, RETORNA AO SEU TRONO, E OS ESTURRICADOS CONTINUAM ESPERANDO UMA RESPOSTA. VÃO CANSAR DE ESPERAR. O DEUS “JÚPITER” QUE ELES APELAM NÃO É O MESMO DA FÁBULA DE ESOPO, ELE É INSENSÍVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário